Adestramento é muito importante, a exemplo da educação; um cão mal educado ou mal adestrado perde toda a graça, já que o entretenimento com a família fica prejudicado.
Um cão adestrado é de longe mais feliz do que um cão que não aprendeu os princípios básicos de obediência. Não é difícil entender por que. Ao contrário do que parece, um cão adestrado sofrerá menos restrições na convivência com pessoas e outros animais.
Sabendo se comportar, ele poderá ficar mais próximo das pessoas que gosta, inclusive dentro
de casa. Um cão que sabe deitar e ficar pode permanecer na sala enquanto a família recebe visitas. O que acontece é que o cão que foi adestrado ganhará mais atenção e irá interagir mais com as pessoas do que o cão que não recebeu nenhum treinamento.
Além disso, existe um fator muito importante: Responder aos seus comandos faz com que seu cão o respeite como líder, o que é essencial para uma boa convivência entre vocês.
Se um cão se considera líder da matilha da qual você também faz parte ele assumirá as funções e privilégios da posição como marcação do território, defesa da matilha, direito de escolher onde ficar, para onde ir e o que pertence ou não a ele.
Sendo você o líder da matilha, caberá a você tomar as decisões e haverá muito menos conflito na relação com o seu cão.
O líder é sempre venerado e tomado como exemplo. Os benefícios são inúmeros, assumir a liderança chega a ser essencial para a convivência com o seu cão.
No início do treinamento devemos escolher locais calmos, com poucas distrações. De forma bem gradual passamos a trabalhar em locais mais movimentados (com pessoas, outros cães e automóveis).
As aulas não devem ser muito longas, o treinamento por períodos longos desestimula o cão,
Cansando-o e fazendo com que ele perca o interesse e a concentração. É muito importante que todos os momentos do adestramento sejam divertidos para o cão devemos parar enquanto o cão ainda está animado, a idéia é sempre deixar um “gostinho de quero mais”.
Adestrar é antes de tudo um ato de amor, pois todo o prazer ou todo o valor do cão está na confiança e comunicação entre as partes, isso proporciona uma relação muito mais agradável.
Treinar é também evitar dificuldades na fase adulta; às vezes famílias são obrigadas a doar seus cães por perderem a confiança ou o controle sobre seus melhores amigos; e na maioria das vezes compra outro cão de raça mais dócil e tudo fica resolvido.
Já o cão nem sempre tem a mesma sorte, dependendo do motivo pelo qual ele foi doado, sua adaptação a outra família que por ventura venha incidir nos mesmo erros é muito improvável e possivelmente o levará a ser sacrificado ou solto nas ruas, o que não deixa de ser uma forma cruel de sacrifício.
Como profissional há mais de 8 anos este é o meu conselho:
É simples, basta educar e adestrar seu cão e depois curtir o seu melhor amigo.
Adestrar é um dom e envolve também muito conhecimento, experiência, responsabilidade e paciência.
Obrigado pela visita e volte sempre!!
Qualquer duvida entrar em contato,
Fazemos visitas sem compromisso e nenhum custo!!